quinta-feira, 10 de abril de 2008

A CULPA NÃO É DOS TELEMÓVEIS

Proibir telemóveis não é a solução para os problemas educativos que o sistema enfrenta. A democratização no acesso ao telemóvel é uma valiosa conquista da sociedade moderna, do munda da informação, da comunicação global, da mobilidade, da portabilidade, da internet. Não podemos regredir numa das mais valiosas conquistas do presente quando um desajuste no uso, faz avançar uma moral castradora das virtudes do desenvolvimento.

A maleita é bem mais profunda, para mal dos nossos pecados. O que se revelou com muita clareza, é a profunda crise de valores que alguns elementos da nossa sociedade juvenil revelam nos seus comportamentos, infelizmente ficamos com a impressão que são uma fatia significativa.

O problema não está nos telemóveis, está na própria escola, na comunidade, mais grave ainda na família. Os comportamentos, são sempre reveladores dos valores morais que os indivíduos assimilam ao longo do seu processo educativo, e quando um episódio pontual degenera numa avalanche colectiva de insultos, achincalhos, palavrões, de agitação, gravações e emissões voyeuristas, então a crise é de valores.

O que falta é respeito, autoridade, fineza, bom comportamento, sentido de solidariedade, boas maneiras, discernimento entre o bem e o mal. Proibir telemóveis não resolve, não traz estes valores á sociedade do futuro, pelo contrário.

Autor: Belmiro Couto

3 comentários:

Anónimo disse...

sim tanbem acho que nao e culpa de os telemoveis

Anónimo disse...

ya o feio tem razao

Anónimo disse...

SAO MARCOS E SAO MANSO É SÓ TER FÉ
QUE ACONTECE,
(
HB) São Marcos que te marque para mim e São Manso te amanse para mim.
São Marcos e São Manso façam com que (HB) não coma, não beba, não durma,não trabalhe, nem sequer respire e nunca tenha descanso na vida, enquanto não me procurar, falar comigo, me pedir em namoro sério.
Que (H ). venha a meus pés, de rastros, implore meu perdão,meu amor, minha atenção.
Que (HB). precise de mim mais do que precisa respirar, mais do que precisa que o coração dele bata, mais do precisa de que o sangue dele corra nas veias.
Que (HB) precise de mim como do ar que ele respira, da água que ele bebe, do alimento que ele come.
Que (HB) só tenha olhos, sentidos, sentimentos, palavras, atos, pensamentos, amor, paixão, desejo, tesão única e exclusivamente por mim (EP)
Que (HB) só tenha paz, sossego, tranquilidade,só se sinta feliz,homem, completo e realizado quando está comigo, quando ouve minha voz, quando fala comigo. Então, que (HB) venha imediatamente para mim, me procure, se comunique comigo, venha, converse comigo,fale comigo, arrependido,implore meu perdão e demonstre para mim toda sua ternura, carinho,todo seu fogo, amor, paixão, desejo e tesão. Que (HB). imediatamente me assuma como sua mulHER, sua companheira,perante todos, diga que sou seu mundo, o ar que ele respira,sua mulher, sua alma gêmea.
Que (HB) venha para mim, que nossa comunicação, nossa ligação, nosso amor, paixão, desejo, tesão, nossa união aumentem cada vez mais e jamais tenham fim.
Que pelos poderes de São Marcos e São Manso,(HB) seja amansado, domado e subjugado por mim, me peça perdão me pertença para sempre, e sejamos juntos e unidos por toda a eternidade.
Assim é e assim será, hoje,sem falta,meu pedido se cumprirá pelos Poderes de São Marcos e São Manso. Obrigada, meu pedido é atendido, meu desejo é realizado,com a rapidez do relâmpago, pelos Poderes e Forças de São Marcos e São Manso. Publicar três dias.